O que um SORRISO pode nos contar?
- Fernanda Batista
- 29 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
O que um sorriso pode nos contar?
Sabia que ele tem origem genética e é nossa assinatura pessoal?!
O sorriso pode revelar muitas questões sobre nossas emoções e também intensões, afinal a expressão facial é paradigmática, pois é o palco do rosto.

Normalmente o sorriso está associado a sentimentos positivos como a felicidade, prazer, divertimento e amizade, porém pode expressar também a ironia, tristeza, desgosto e embaraço, a leitura facial ajuda a identificar essas questões para o profissional de imagem poder atuar diretamente no ponto principal.
É um sinal de comunicação universal, aparece em todas as culturas e épocas humanas, é um automatismo em função dos músculos faciais e é muito útil no processamento de informações.
Basicamente temos 3 tipos básicos de sorrisos, segundo Psicólogo Freitas Magalhães:
Sorriso Fechado: esconde os dentes sem alterar muito a fisionomia do rosto, é sensual e traduz afetividade, mas as pessoas que o usam controlam o que dizem e não querem se expor. Existe um pouco de introversão, às vezes.

Sorriso Largo: quando os lábios deixam mostrar os dentes; indica extroversão, de bem com a vida, amizades e lealdade.

Sorriso Superior: que os lábios deixam mostrar somente os dentes superiores; é aquele considerado “amarelo” de recepção, não tem sinceridade. É de praxe mostrar os dentes.

Eles podem ser chamados:
- FALSOS – chamado de “sorriso de cortesia” que pode criar repulsa;
- VERDADEIROS – chamado de sincero que pode criar laços, leva mais tempo para desaparecer.
Como distingui-los? A assimetria do rosto, o sistema de exibição tipo “pisca-pisca”, a ausência de ruguinhas junto ao olho e nariz, o intradiscurso e o olhar.
Pode condicionar a expressão facial de um sorriso o gênero, a idade e o contexto social. As mulheres sorriem mais que os homens porque a sociedade exige que a mulher seja mais agradável, por outro lado ela é mais espontânea e o homem mais racional na exibição do sorriso; é mais comum na fase reprodutiva e o contexto social pode inibir o sorriso.
O ato de sorrir pode recuperar pessoas depressivas, pode fortalecer pensamentos positivos e é por ele que ciamos um processo de vinculação de recompensas interpessoais, exemplo o bebê quando sorri.

Pode diminuir a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, aumenta a produtividade, melhora as relações sociais...
GENTEEEEE aumente a longevidade, ENTÃO quem sorri vive mais!!!
Pense quando sorrir, está de acordo com o que está sentindo?
Não tem vontade de sorrir? Tente mesmo assim, em 30 segundos você vai sentir os benefícios.
Faço o DESAFIO HOJE!
Dúvidas?
Não hesite em perguntar, ficarei feliz em respondê-las.
Beijo
Fer
Comments