CAPÍTULO 8 – O QUE MAIS DESMOTIVA
- Mario Sérgio Cortella por Fernanda Batista
- 20 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Se você esperar pelas condições perfeitas, nunca vai fazer nada.
O que mais o motiva no trabalho, em casa, na sua vida?
Algumas pessoas pensam que é o retorno financeiro, mas isso é relativo.
Mas a falta de reconhecimento é mais desmotivadora, quando seu trabalho não é objeto de gratidão. O fato de ser só “mais um” empregado é não ter proposito no que se faz.
Essa sensação acomete grande parte das pessoas, embora o salário tenha boa parte na desmotivação, nada é comparado ao fato de ser parte ativa de um projeto especial.
Algumas organizações mais atentas a esse fato, fazem reconhecimentos públicos, com a foto do funcionário do mês, por exemplo.
Quando uma pessoa começa a fazer algo, um trabalho, um projeto, é porque ela teve alguma motivação, pode ter sido a necessidade, a vontade de fazer aquilo, mas essa motivação pode ir minguando quando não existe o não reconhecimento.
Mas outro fator pode ser também que a pessoa não considera mais aquela atividade descente. A percepção de hipocrisia da empresa, prega algo que não coloca em prática, que as pessoas são pouco importantes, entre outros fatores.

O salário é uma forma de reconhecimento também, valho aquilo que a empresa pensa que valho, e às vezes esse valor não é muito expressivo. E o funcionário pode achar que está sendo explorado e se desmotivar.
Sabe a expressão “não vale mais a pena” então é quando se perde o "T" pelo negócio e não quer mais lutar por isso.
E qual é a PENA? Seu tempo dedicado ou um sacrifício? Seu trabalho é um sacrifício?
Você que é gestor precisa prestar atenção em não fazer um reconhecimento falso, só porque é conveniente. A ideia não é enganar o funcionário e sim motivá-lo.
Sempre é possível melhorar, mas não quer dizer que não é possível “tirar um 10 na prova”. Silencio não é a melhor forma de elogiar e motivar o funcionário, você pode ter certeza.
Fique atento ao próximo capítulo que vai falar sobre: TRABALHO COM SIGNIFICAÇÃO.
Beijo e até o próximo ;)
Comments